sexta-feira, 11 de maio de 2012

6 erros Comportamentais a evitar no LinkedIn

Trouxe este artigo do blog do LinkedIn de Portugal porque achei bastante interessante.
Agradeço ao Rui Pedro Caramez pela qualidade dos artigos.


 Todos os dias, diversos membros do Linkedin procuram entender como optimizar a sua presença nesta plataforma, tentando “agitar as águas virtuais” para aumento da sua notoriedade, dos seus contactos profissionais, entre outros. Neste exercício, cometem-se erros ou atividades que considero incorretas e que podem penalizar a sua imagem. Neste artigo, irei procurar identificar 6 erros a evitar quando utilizarmos o Linkedin.


                1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no LinkedIn

Parece ser uma pergunta demasiado existencial! Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e podemos ter várias. Os meus propósitos estão associados ao reforço das relações profissionais e o desenvolvimento da minha marca pessoal. Porque compreendo os meus objetivos, oriento as minhas ações para fazer cumprir estes propósitos.   O que devo fazer: a. Anote as 3 principais razões pelas quais está no LinkedIn b. Determine quais as ações a apoiar para cada um dos propósitos. 2. Não participar Há quase 90 milhões de pessoas no LinkedIn e a grande maioria não “mexe”! Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o seu propósito não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.



 Recebo muitas vezes emails dizendo “Perco muito tempo no Linkedin mas não faço nada!”. Na maioria das vezes o sucesso no Linkedin é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros utilizadores demora tempo.
  NÃO TENTE VENDER À PRIMEIRA MENSAGEM!

 A paciência é importante para continuar a participar mesmo quando não está a ver resultados.   Não há garantias de que os seus esforços produzam resultados, mas se não participar de forma consistente, garanto-lhe que não vai encontrar sucesso. Os resultados podem aparecer muito tarde…
O que devo fazer:
a. Comprometa-se a tomar medidas semanais (Domingos à noite são excelentes para este processo!)
b. Agende essas atividades
c. Coloque-as no seu Placar ou outro local (ipad, celular, agenda…)

 3. Primeiras Impressões

 No LinkedIn, as pessoas querem conhecê-lo porque pertence a grupos comuns, porque possui conhecimento e competências importantes ou por outras razões. As pessoas querem visualizar o seu perfil e ter uma compreensão clara de quem é e de que forma podemos reforçar a sua rede de contatos.
 QUEREMOS CAUSAR UMA BOA 1ª IMPRESSÃO!

 

Se não fornecer informações suficientes para que possam encaixar essas duas peças, então não vamos conseguir causar a boa impressão que queremos. Precisamos de ter certeza de que tem um perfil detalhado; que tem uma foto profissional; que apresenta links para os seus projetos… Se tiver a sorte de os levar a ver o seu perfil, terá aprendido a parte mais difícil. Parece uma pena perdê-los simplesmente por não fornecer informações suficientes.

O que devo fazer:

 a. Analisar Perfis de outros utilizadores (seguir algumas indicações que tenho dado com dicas para melhorar os perfis no Linkedin
b. Dedicar algum tempo por mês para aperfeiçoar o perfil
c. Personalize o seu perfil, adicione palavras-chave, personalize a sua URL pública…
d. Perguntar!!!

  4. Não partilhar informações ou não fornecer valor

Se fornecer valor aos outros sem pedir algo em retorno, as pessoas vão começar a gostar de você.

GIVER GAINS!!

 

 A maneira mais rápida de gerar boa vontade no LinkedIn é gerar valor para os outros.
 Não é dificil! A simples atividade de responder a uma mensagem ou a uma solicitação de introdução, oferecer respostas na secção especial do Linkedin ou nas discussões dos grupos. As formas são muito variadas. Tudo o que quer fazer no LinkedIn adiciona ou não valor à sua marca online. Participe de forma consistente e irá compreender que o seu perfil Linkedin vai aumentar a sua visibilidade e as pessoas vão começar a interagir consigo.

 O que devo fazer:

a. Encontre pelo menos 2 contatos para interagir por semana.
b. Responda pelo menos a 3 perguntas por semana
c. Identifique ligações que merecem uma recomendação!

Certifique-se que são pessoas que o merecem.


  5. Falta de credibilidade Como podemos reforçar a credibilidade no Linkedin.            

A. Perfil: as primeiras impressões!!
B. Respostas: uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento e experiência. Sempre que responder a uma pergunta, todos os seus contatos diretos são também informados de que respondeu a uma pergunta.
C. Recomendações: Não há nada melhor do que receber recomendações de colegas, clientes ou parceiros de negócio.
D. Contatos: Já muito se discutiu sobre o fator Quantidade e qualidade de contatos no Linkedin.
E. Grupos: São sempre uma forma de nos associarmos a outros utilizadores. Normalmente, será este denominador comum que nos ajuda a convidar outros utilizadores!
F. Criar Valor!!


O que devo fazer:
a. Responder a pelo menos 3 perguntas por semana nas suas áreas de interesse.
b. Procure obter 5 recomendações para reforçar o seu posicionamento na rede Linkedin!
c. Aumente a sua base de contatos.
d. Encontre 50 grupos que sejam relevantes para si (10/20 grupos: áreas de especialidade; 10 grupos: com base na área geográfica; 10 grupos: área de negócio; 10 grupos: interesses pessoais) e PARTICIPE.
e. Procure todas as oportunidades para ajudar os outros.


6. Falhas na comunicação

Muitos dos utilizadores inundam os grupos e as caixas de correio dos seus contatos Linkedin com informação irrelevante ou imprópria para esses espaços. Cada grupo tem as suas regras para lançamento de discussões, partilha de informação promocional ou empregos. Tenha um cuidado especial para que outros membros não o considerem spammer e o eliminem das suas redes de contatos. A estratégia de comunicação deve ser ponderada para incluir conteúdo pertinente para a sua rede e não apenas os serviços da sua empresa.

QUEREMOS CRIAR RELAÇÕES DURADOURAS!!!



 O que devo fazer:
 a. aproprie-se das regras de cada grupo Linkedin
b. partilhe conteúdo relativo à sua área de negócio; área de especialidade, área de interesse, área geográfica…
c. Não partilhe aquilo que não gosta que os outros partilhem na rede!

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